domingo, 30 de março de 2014

Atributos Morais de Deus - Aula 06 - A Graça de Deus

A GRAÇA DE DEUS
Dos atributos relacionados à bondade, este é o que mais nos causa alegria. Esta perfeição divina só é revelada àqueles que Ele chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, esta é uma atividade na qual Deus visa somente aqueles seus filhos eleitos.
Os cristãos de um modo geral definem este atributo da seguinte maneira: “graça é um favor imerecido”. E  eu creio que esta definição consegue dizer o que é graça, sem contudo mencionar a abrangência desta verdade.
Eu diria que: “Graça é o favor divino manifesto à criaturas pequenas e indignas, no qual Ele de sua livre e espontânea vontade resolve redimir estas criaturas à despeito de seus deméritos, por isso mesmo não olha méritos pessoais nestas criaturas e delas não exige nenhuma compensação”.
A graça é diferente da sua misericórdia, pois nesta Deus não nos dá aquilo que merecemos, e na graça Deus nos dá aquilo que não merecemos. E justamente porque recebemos aquilo que não merecemos, não podemos nunca dizer que o temos por direito e então reivindicar como se fosse uma dívida de Deus para conosco, pois se assim fosse não seria graça.
A graça é a mais pura manifestação da bondade divina para com seu povo, pois é pela sua graça que Ele nos salva, nos redime do pecado. Se Deus pela sua misericórdia resolve enviar Jesus, é pela graça que Ele aplica a obra salvadora de Cristo à todos nós os teus filhos.
“Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça”.
Romanos 11: 5 e 6

A Escritura fala da GRAÇA DE DEUS e à ela atribui algumas características:

Não que esta graça somente tenha um caráter inestinguível, como algo que dure para sempre e nunca acaba. Mas o ponto central desta questão é que a graça não foi idealizada agora, ou na morte histórica de Jesus na cruz, mas se refere ao fato de que a graça foi proposta antes de haver mundo, ou homens, ou mesmo antes de haver luz.
“(...) que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos”.
2 Timóteo 1: 9  
Todas as questões que envolvem a nossa salvação foram resolvidas desde antes da fundação do mundo, a Bíblia trata este assunto de forma abundante, com uma variedade enorme de textos ensinando esta verdade (Leia: Tito 1: 2; 1 Pedro 1: 18 à 20; Apocalipse 17: 8 e outros). Infelizmente a maior parte dos homens teimam em não aceitar este fato claro das Escrituras, e quando descobrem que a Bíblia é clara, partem para outras fontes de revelação, pois acham que isto é por demais duro, então preferem ouvir verdades que estejam segundo o desejo de seus próprios corações (Leia: 2 Timóteo 4: 3 e 4). 

Com esta expressão queremos afirmar que Deus manifesta a sua graça a quem Ele quer, pois assim como Ele é, também é a sua graça, soberana.
E isto é o mesmo que dizer: Deus salva a quem Ele quer salvar.
Tal expressão ofende por demais os orgulhosos, que querem fazer com que Deus seja como eles, pois querem que Deus retribua às suas bondades, com bondade. Irmãos, se Deus passar a agir assim teremos que admitir que nosso Deus está então submisso a nós e às nossas obras. Pois, agora Ele se torna somente um gerenciador de boas ações, Ele inclusive perde a autoridade de comandar nossas ações boas, como vimos anteriormente.
A Igreja Presbiteriana, tem pela soberania divina um profundo respeito, esta é a mola mestra de toda a doutrina reformada (calvinista). Pois cremos que a Bíblia revela para nós um Deus que é soberano, e por isso afirmamos A GRAÇA DE DEUS É SOBERANA, portanto o seu lugar é o trono, pois os soberanos se assentam em seus elevados tronos, conforme afirma o autor aos Hebreus.
“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, afim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”.
Hebreus 4: 16

A seguir vamos delinear algumas das obras que a Escritura atruibue à GRAÇA DE DEUS. Gostaria porém de salientar que Deus não age dividido, como se num momento agisse somente com a graça, em outros somente com a sabedoria ou etc, estamos querendo mostrar, momentos em que a Escritura deixa em clara evidência a ação da graça divina. E também não podemos limitar as obras da graça de Deus somente à esta lista.
*                     Primeiro, toda a obra da salvação e redenção do pecador é atribuída à graça, pois esta é a expressão da sua bondade. (Efésios 2: 4 à 7).
  • Pela graça os homens são escolhidos por Deus. (Romanos 11: 5 e 6; Gálatas 1: 14 e 15).
  • Pela graça os homens são regenerados. (1 Pedro 3: 7).
  • Pela graça os homens são justificados. (Romanos 3: 24; Tito 3: 7).
  • Pela graça os homens recebem o dom da fé. (Efésios 2: 8).
  • Pela graça os homens são santificados. (1 Pedro 5: 10).
  • Pela graça os homens entram na glória. (1 Pedro 5: 10).
  • Pela graça os homens servem mutuamente. (1 Pedro 4: 10).
  • Pela graça os homens recebem os dons espirituais. (Efésios 4: 7).
  • Pela graça os homens são chamados para o ministério da Palavra. (Romanos 15: 15 e 16).
  • Pela graça os homens lançam-se à obra de fundar Igrejas. (1 Coríntios 3: 10).
  • Pela graça os homens recebem consolação e socorro. (2 Tessalonicenses 2: 16 e 17).
  • Pela graça os homens recebem libertação do perigo. (Atos 27: 23 e 24).
  • Pela graça os homens contribuem para o auxilio dos outros (2 Coríntios 8: 1 à 4).
  • Pela graça os homens podem viver no mundo com sabedoria. (2 Coríntios 1: 12).
  • Pela graça a Palavra de Deus é dada. (Atos 14: 3).
  • Pela graça o evangelho é dado. (Atos 20: 24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário, observação, pergunta... colabore com o crescimento de todos!