domingo, 20 de abril de 2014

Atributos Morais de Deus - A Graça - Sinais da Obra da Graça - Aula 7/8

Sinais da Obra da Graça

Recorrendo à Escritura, descobrimos que há uma grande variedade da manifestação da graça na vida dos crentes. Todo cristão precisa fazer uma profunda auto-avaliação em busca dos sinais da graça na sua vida. 
O crescimento da influencia das obras da graça do Senhor na nossa vida é um sinal de evidência da presença e crescimento da ação do Espírito Santo na nossa vida. Então, o ponto de partida é compreender que estas obras, são primordialmente realizadas pelo poder do Espírito, por isso é graça. Mas, elas nos levarão a um comprometimento pessoal e isto também é obra da graça do Senhor. 

A necessidade de crescimento na graça
A Bíblia nos fala que Jesus teve crescimento na graça. Este crescimento do Senhor é o principal paradigma para a afirmação da necessidade do nosso próprio crescimento na graça. Ao falar do Salvador e de como crescia na graça. As Escrituras dizem que ele se desenvolvia em duas grandezas: "diante de Deus" e "diante dos homens". 

E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens (Lucas 2.52). 

Crescimento na graça diante de Deus
Crescer na graça diante de Deus implica em um aumento gradativo do amor que devemos devotar a Deus. Ele vê o nosso coração. Então, trata-se de um crescimento que se destaca principalmente pela sua característica introspectiva. É um valor que se define no âmbito do coração mais profundo. 

Crescimento na graça diante dos homens
Já crescimento na graça diante dos homens tem uma relação com os valores que demonstramos através de atos explícitos de fé, mudança de caráter e santificação das nossas vidas. 

Sinais do Crescimento na Graça Diante de Deus

Alguns dos sinais do crescimento na graça diante de Deus acontecem no mais íntimo do nosso coração e são obras exclusivas do Espírito Santo de Deus. Entre elas, encontramos a obra da regeneração e da fé. 

Pela Graça os Homens são Regenerados
A regeneração é o processo inicial da nossa nova vida em Cristo Jesus. Homens só podem nascer de novo quando Deus, por sua graça, lhes concede nova vida, por meio do Espírito Santo. 
Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher com parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações (1 Pedro 3.7).
O novo nascimento é sempre uma obra da livre graça de Deus. Ele é o ponto inicial da nossa relação pessoal positiva ou ativa com Deus. Se consideramos a "eleição da graça" (Romanos 11.5) como uma obra da graça, devemos também considerar que ela não revela um envolvimento ativo do ser humano, mas no novo nascimento, uma relação pessoal se estabelece através de uma mudança na vontade do homem, que passa a se inclinar a Deus de forma positiva e ativa. 

Pela Graça os Homens são conduzidos à fé
A fé salvadora e toda a inclinação para crer e confiar em Deus é uma obra da graça. Sem a inclinação do coração provocada graciosamente pelo Espírito Santo não haveriam nenhuma disposição humana para as coisas de Deus. 
Porque, pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus (Efésios 2.8). 
As Escrituras nos dizem que os homens sem a assistência graciosa do Espírito Santo não podem caminhar na direção certa (Romanos 3.10-18). Esta inclinação para crer nas coisas de Deus é uma mudança que somente Deus pode produzir, quando Ele, por meio do seu Espírito, incute em nosso coração a inclinação para as coisas do Espírito (Romanos 8.5-9). 

Sinais do Crescimento na Graça Diante dos Homens

Os sinais do crescimento na Graça diante dos homens são mais evidentes que os primeiros, porque eles são mais práticos e se revelam por meio da atividade da nossa vida no reino de Cristo e em favor das outras pessoas. 

Pela Graça nos Tornamos Servos Uns dos Outros
Uma das mudanças mais significativas operadas pela graça em nosso coração é a inclinação do nosso coração para amar a Deus acima de todas as coisas. Isto implica em uma profunda alteração na natureza humana pecaminosa, que é o abandono ao egocentrismo. 
Um dos mais importantes sinais de que estamos no caminho da graça e do abandono do egocentrismo é a realização prática de ações em favor do próximo, mesmo em detrimento de nossos próprios interesses. 
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1 Pedro 4.10). 
O potencial do serviço ao outro é uma obra da graça de Deus. Evidentemente, isto é obra da graça quando o egocentrismo é lançado fora e em nenhuma medida determina as nossas ações. 

Pela Graça somos capacitados para o serviço mútuo
O serviço que prestamos ao nosso próximo é o dispensar da multiforme graça de Deus. Ele se manifesta nas variadas maneiras como os cristãos são usados por meio dos seus dons da graça.
E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens  (Efésios 4.7-8). 
A capacitação para o serviço mútuo é sempre uma obra da graça. Ela é a preparação para o pleno exercício de nossa nova natureza centrada em Deus e nossa nova inclinação para o Espírito Santo. 


Pela Graça somos chamados e enviados para pregação da Palavra
A pregação da Palavra é uma das mais sublimes tarefas do ser humano. Pois a pregação da Palavra de Deus é o anúncio fiel da verdade sobre o ser humano e o do plano de Deus para o seu resgate do pecado. A pregação da boa nova da salvação é uma obra da graça e o mais importante serviço do crente neste mundo.
Entretanto, vos escrevi em parte mais ousadamente, como para vos trazer isto de novo à memória, por causa da graça que me foi outorgada por Deus, para que eu seja ministro de cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo (Romanos 15.15-16). 

Pela Graça nos tornamos participantes da expansão do Reino de Cristo
A expansão do Reino de Cristo neste mundo é a proliferação da mensagem da salvação e o ensino fiel dos ensinos de Jesus a todos os lugares do mundo. A fundação de igrejas é uma das maneiras como espalhamos o Reino e o ensino do Evangelho. 
Somente pela graça é que realmente fazemos o bom trabalho de um evangelista e passamos a ser cooperadores do Evangelho. 
Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica (1 Coríntios 3.10). 
O espalhar do Reino de Cristo nunca é a obra de apenas uma pessoa. Na verdade, Deus trabalha do modo como quer, por meio dos seus instrumentos humanos. Ele é o SEnhor da obra, mas pela graça, concede-nos o grande privilégio de nos tornarmos cooperadores do Evangelho. 

Pela Graça nos é que somos movidos à ajudar o próximo
Toda verdadeira obra de assistência ao próximo é espiritual quando produzida pela graça de Deus. A consolação dos que sofrem, tanto quanto a ajuda financeira ou de qualquer outra ordem material é fruto da manifestação da graça entre os homens. 
Este tipo de ministério pode ser desenvolvido por políticas públicas ou institucionais, entretanto somente a graça pode nos fazer pensar no próximo e ajudá-lo como fruto de nossa nova vida em Cristo Jesus. 
Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça, consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra (2 Tessalonicenses 2.16-17).
A graça é portanto o caminho de Deus para nos mover na direção certa de agradá-lo, servindo ao próximo e cuidando daqueles que ele mesmo nos conceder o privilégio de assistir. Quando movido pela graça, a obra de ajuda e assistência aos que precisam nunca será um peso ou um problema para a igreja ou para quem quer que seja (2 Coríntios 8.1-4). 

CONCLUSÃO
Os sinais da obra da graça manifestam entre nós que Deus realmente opera em nosso coração. Não ter estes sinais não significa que não temos sido salvos pela graça, mas que ainda precisamos amadurecer a nossa fé a ponto de realmente mostrarmos ao mundo quem somos e o Cristo a quem amamos. 
Por outro lado, a ausência destes sinais podem nos apontar o caminho mais seguro para nossa jornada. Qual seja o caminho de pedir a Deus que manifeste sua graça em nós e por meio de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário, observação, pergunta... colabore com o crescimento de todos!