domingo, 25 de maio de 2014

Atibutos Morais de Deus - Aula 12 - A Justiça de Deus

A JUSTIÇA DE DEUS

Este atributo de Deus, é bastante falado, contudo se fala apenas de alguns aspectos desta justiça, e alguns ainda deturpam esta justiça. É por isso que existem pessoas que não crêem na doutrina da eleição por exemplo, porque não possuem uma verdadeira compreensão da Justiça de Deus. Eles alegam que se Deus é justo deve escolher a todos ou não escolher ninguém, e mesmo que expliquemos textos claros da Escritura que nos mostrem a escolha de Deus (por exemplo: João 15: 16), eles não compreendem, porque não possuem uma compreensão sadia sobre a JUSTIÇA DE DEUS.
A justiça pode ser definida como sendo a justa retribuição por aquilo que alguém faz, ou não faz para atender a Lei, ou desviar-se dela. Olhando para a justiça divina também a relacionamos com a Lei, mas com a Sua Santa Lei.
A JUSTIÇA DE DEUS, está relacionada com a SUA SANTIDADE, e esta expressa na SUA SANTA LEI. Assim dizemos que Deus é justo no sentido de que Ele não pode deixar impune qualquer violação da Sua Lei, porque violar a Lei de Deus é violar a Sua Santidade.
Deus se relaciona com as criaturas humanas nos termos da sua justiça, quando Ele não deixa impune qualquer transgressão da Lei, é por isso que o BREVE CATECISMO assim diz:
“O que é pecado?
Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão desta lei:.
BC. Pergunta 14

Esta resposta do BC, certamente está baseada no que diz João acerca  do pecado:

“Todo aquele que pratica o pecado, também transgride a lei de: porque o pecado é a transgressão da lei”.
1 João 3: 4

Olhando desta forma todos os homens estão sujeitos à Justiça de Deus e ao seu veredito, e isto é patente quando lemos Romanos 6: 23, onde fica bem claro que o pagamento, ou a retribuição para o pecado é a morte. Pela Sua justiça, Deus se vê obrigado a punir todos os homens pois todos ofenderam e ofendem à Sua santidade, contrariando a Sua lei. A Justiça de Deus poderia ser observada por muitos prismas, contudo iremos nos ater somente à Sua ação punitiva contra o pecado.

A JUSTIÇA ESTÁ LIGADA À PENALIDADE PELO MAL
Não seria possível compreender Deus se Ele não punisse o mal. Pois se Ele próprio determinou um pacto de obediência como prova para o homem (em Adão), e ao cumprimento desta prova haveria uma recompensa, a vida ou a morte, se Ele não punisse o mal, Ele não seria mais um Deus de verdade, soberania, santidade e outros atributos, e assim não seria coerente consigo mesmo Deus. É por este motivo que a Justiça divinal pune o mal. Leia Romanos 2: 5 à 8.
A própria natureza de Deus não permite que Ele deixe o pecador sem punição, e esta punição na Bíblia é descrita pela ira de Deus que é derramada sobre os transgressores.
Não precisamos esconder a ira de Deus para adular os pecadores, e enganá-los apresentando somente um Deus amoroso, e mostrar a sua justiça como uma questão secundária, como uma justiça frouxa, pelo contrário o próprio Deus faz questão de revelar a alto e bom som que a sua ira será derramada:

“A ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça”.
Romanos 1: 18

Muitos dizem que esta demonstração de ira da parte de Deus não combina com o seu ser, pois Deus deixa de ser um Deus de amor e passa a ser um Deus de terror. Este pensamento é enganoso, pois primeiramente se Deus deixar de se irar contra o pecado Ele está sendo injusto para consigo mesmo. Eu pergunto a você: Um Deus perfeitamente Santo, pode permitir que o pecado continue a ser praticado sem uma punição, pode um Deus Soberano estabelecer uma Lei Santa e não punir a infração desta Lei, pode um Deus que é verdadeiro, dizer que vai punir todo pecador e não fazê-lo?

A QUEM DEUS VAI PUNIR?
Já falamos que Deus pune todo pecado, e lemos que todos somos pecadores, e vimos que a punição é a morte (em todos os sentidos) e que esta é executada pela sua justiça revelada na sua ira. Bem, se todos somos pecadores e tal punição terá que acontecer, isto quer dizer que todos seremos punidos?
A resposta à esta pergunta é SIM!!
Todos os pecados serão punidos. É preciso salientar que Deus ama o pecador pois foi Ele quem o criou, mas Deus abomina o seu pecado, e por isso se vê obrigado a punir o pecado, e tal punição trás consequências óbvias para o pecador.
Mas você pode estar perguntando: Como é que fica aquela história de Deus perdoar os pecados?
Para responder à esta pergunta gostaria de dividir a justiça de Deus em duas partes[1]:
a) OPERAÇÃO DIRETA
b) OPERAÇÃO INDIRETA
A Justiça divina é necessária, jamais falhará, jamais irá além ou aquém do necessário. Todo pecado será punido, e todo aquele que pecar também. Contudo há duas formas desta justiça ser operada. A primeira eu chamo de OPERAÇÃO INDIRETA, e a segunda de OPERAÇÃO INDIRETA ou VICÁRIA.
Na primeira o pecador paga diretamente por seus pecados e assim é punido, na segunda o pecador tem um substituto para pagar os seus pecados, e então este substituto é quem é punido.
 
A PUNIÇÃO DOS PECADORES SEM CRISTO
A Bíblia fala desta punição de forma tremenda, mas talvez seja o Apocalipse que trate o assunto de forma mais direta e mais calamitosa:
“(...) E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”.
Apocalipse 20: 13 à 15.
Estes são os pecadores sem Cristo, eles terão que cumprir com a pena à eles prescrita, na Bíblia (o salário do pecado = a morte), e isto farão pessoalmente. Porém tal penalidade é extremamente justa, e porque é justa ela é eterna, sem jamais ter um fim. Falo assim porque existem pessoas que insistem em dizer que o inferno não é eterno, e eu afirmo que é, não só pelas muitas referências à sua eternidade que está claramente demonstrada na Escritura mas especialmente por conta do seguinte pensamento:
Pense comigo, o pecado é uma transgressão da Lei de Deus, que é Santa? Sim. A Lei Santa de Deus é uma expressão da Sua própria santidade? Sim. Deus é eterno? Sim. Se Ele é eterno Ele sempre teve os mesmos atributos que tem hoje e terá amanhã? Sim. Podemos então dizer que a santidade de Deus também é eterna? Sim. Então o pecado é uma ofensa contra um atributo eterno, a santidade? Sim. Responda-me então:
Porque a penalidade deve ser passageira? E outra; se a penalidade um dia passar, significa que o pecador conseguiu pagar?
Se você conseguir responder à estas perguntas sem dizer que o inferno é eterno, você ainda não entendeu a extensão das ofensas dos nossos pecados.

A PUNIÇÃO DOS PECADORES COM CRISTO
Respondendo àquela pergunta inicial, quero repetir: Deus está punindo o pecado e não necessáriamente o pecador. Assim digo: Deus pune a todos, contudo os cristão que receberam a graça[2] de Cristo, são punidos mas não pessoalmente (diretamente), mas sim vicáriamente (indiretamente). É Cristo que recebe a punição por eles.

“Mas Ele (Jesus) foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele (Jesus), e pelas as suas pisaduras fomos sarados. (...) mas o Senhor fez cair sobre Ele (Jesus) a iniquidade de nós todos”.
Isaías 53: 5 e 6

Não quero me delongar mais, pois esta é uma matéria que trataremos mais tarde na questão da salvação, o nosso ponto aqui é a realidade do cumprimento da justiça de Deus em Cristo Jesus, que o fez em nosso lugar.
Crer nessa justiça praticada contra o nosso pecado é o alvo central da fé, pois foi este sacrifício que nos libertou de uma culpa eterna, tanto é eterna esta culpa que nada mais nada menos que o Deus eterno teve que vir pagar tal divida em nosso lugar, pois não teríamos jamais condições de pagá-la diretamente. Isto é perdão!!!!!

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Romanos 5: 1

“Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos salvos da ira”.
Romanos 5:9.

Porque Deus é justo, Ele tem que punir o pecado, e porque Ele é amor Ele providenciou um substituto (Jesus) para receber a punição no lugar de pecadores.
Este atributo divino deveria conduzir-nos à meditação: Primeiro, para que nossos corações sejam divinamente inculcados do ódio que Deus tem ao pecado, e para que aprendamos a odiá-lo, também; Segundo, para gerar em nossos corações um temor a Ele (Hebreus 12: 28 e 29); Terceiro, para elevar nossas almas em fervente louvor por haver-nos livrado da ira vindoura (1 Tessalonicenses 1: 10).



[1] Lembre-se sempre que esta é uma divisão somente didática, com isto não queremos de forma alguma que você pense que os atributos de Deus podem ser divididos.
[2] Volte um pouco na apostila e leia sobre a graça de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário, observação, pergunta... colabore com o crescimento de todos!