O Papel Central da Famíllia Cristã Para o Desenvolvimento de Uma
Cultura Teorreferente
Introdução
Em nossos dias, o que acompanhamos é
uma crescente desestruturação familiar como estratégia para o desenvolvimento
de uma cultura apóstata.
A sociologia trabalha com um
conceito de estrutura e superestrutura. Em geral, os estudiosos da sociologia
aceitam a ideia de que a sociedade possui pilares fundamentais sobre os quais
todo a sua construção sócio-cultural é desenvolvida e se apoia.
Essa superestrutura, ou pilares
culturais, são aqueles elementos que envolvem a vida e a moldam, até mesmo
quando não os percebemos, como por exemplo: a língua e a linguagem, a religião
e a religiosidade, a família etc.
Estes elementos estruturais
fundamentais formam a nossa maneira de pensar, moldando nossa cosmovisão e
estruturando tudo o que construímos socialmente.
Uso
de rompimentos superestruturais como forma de transformação da estrutura
A teoria Qeer é um movimento
contracultural que visa o rompimento com os valores tradicionais, em
particular, a sexualidade. Eles não pensam em homens e mulheres definidos pela
biologia do corpo, mas a uma transsexualidade definida pelo desejo individual.
Em um texto, disponível na internet,
o PSOL, em uma das suas correntes internas, defende a aplicação do rompimento
com a ideia de gênero, que julgam imposta pelo capitalismo, como uma
ferramenta de quebra da superestrutura para que seja possível estabelecer uma
sociedade definitivamente socialista.
Segundo os autores do texto: A luta LGBT como estratégia para a
construção de uma sociedade socialista, o rompimento dos pilares
superestruturais conduzirá a uma desestabilização da sociedade ao ponto de que,
uma vez desestruturada, será mais fácil estabelecer um novo modelo cultural
revolucionário.
Nesse sentido, o movimento LGBT em
sua luta, deve se unir ao movimento feminista para destruir as estruturas da
sociedade patriarcal, que é um dos pilares do sistema de acumulação
capitalista. É dever das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais
pensar em um modelo societário de organização que possa fazer da reprodução
privada da vida (o trabalho doméstico, o cuidado dos filhos e dos doentes) uma
tarefa amplamente socializada e igualitária entre todos os homens e mulheres,
independente da sua orientação sexual ou indentidade de gênero. Essa tarefa
deve ser cumprida a partir da destituição das normas que constituem o
patriarcalismo: a maternidade como destino, a heterossexualidade compulsória, o
cissexismo, o binarismo sexual e de gênero, a supremacia masculina no espaço
público, o direito ao corpo, e o próprio conceito de família. Não podemos
esquecer que, para que isso aconteça, são necessárias medidas de ordem prática
(o direito ao aborto, por exemplo, é uma vitória para todas nós, inclusive para
as mulheres lésbicas e homens trans, pois reafirma a autonomia da mulher e das
LGBT). (disponível em: http://www.insurgencia.org/a-luta-lgbt-como-estrategia-para-a-construcao-de-uma-sociedade-socialista/).
O
Homem Como Ser Capaz de Reconhecer a Teorreferência da Realidade
A Criação é o ponto de partida da
Bíblia para afirmar a existência de Deus e a centralidade de Deus como fator
determinante da realidade. Em outras palavras, a Criação é o palco do
desenvolvimento de uma cultura teorreferente, onde todos os elementos giram em
torno de Deus e nele tem definidos suas identidades e significados.
Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das
suas mãos (Salmo 19.1).
De que maneira os céus fazem tudo
isto? Simplesmente, deixando com que sua natureza intrínseca revele o Criador.
Eles fazem isto com perfeição, pois cumprem perfeitamente o papel para o qual
foram criados.
Ao criar o ser humano, Deus
potencializou este padrão teorreferenciado, afinal, não somente os seres
haveriam de glorificar a Deus no desenvolvimento de sua natureza intrínseca,
mas também, por meio do reconhecimento racional da terreferencialidade da
realidade criada. Ou seja, a excelência da criação do homem é denotada
primordialmente na sua capacidade de não somente existir, mas compreender
teorreferentemente a existência.
O humano foi criado para ser “humano”,
isto é, cumprir todas as funções naturais da sua humanidade e foi capacitado
para ir além da simples natureza existêncial e passar a um relacionamento
inteligível da sua própria condição existencial. Portanto, é parte da sua
tarefa criacional reconhecer a teorreferencialidade de todas as coisas.
Por isso, é que o pecado de negar a
Deus, sua existência e centralidade existêncial, e se tornar idólatra é
apresentado de forma tão claramente negativa nas Escrituras.
Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus,
nem lhe deram graças; antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios,
obscurecendo-se-lhes o coração insensato (Romanos 1.21).
Esta capacidade racional do homem
deve conduzi-lo à glorificar a Deus e a viver de modo grato, ao perceber que
tudo gira em torno de Deus e de Deus toda a realidade recebe seu significado.
Família
Como Espaço de Treinamento Para o Pensar Teorreferente
Pensando no ser humano após a queda
e dentro deste ambiente, devemos reconhecer que o ser humano se tornou incapaz
de cumprir esta tarefa racional de reconhecer a teorreferencialidade de tudo o
que existe. Ao contrário, o homem passou a usar a sua capacidade racional para
lutar contra o conceito de teorreferencialidade de todas as coisas.
Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até
aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por
toda a terra (Gênesis 11.4).
Essa busca por autonomia é o ponto
central da atividade humana sob o controle da natureza pecaminosa. Por isso, e
a partir disto, ou seja, por causa da queda e a partir dela, o ser humano
precisa que sua mente seja treinada na tarefa de pensar teorreferencialmente a
sua própria existência e a das demais coisas.
Este treinamento acontece
primordialmente no seio da família, onde todas as potencialidades são
preparadas para serem exercidas na vida adulta com todos os seus elementos.
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for
velho, não se desviará dele (Provérbios 22.6).
Este treinamento da mente visa um
realinhamento do coração pecaminoso e, portanto, não teorreferente, com a
verdade existencial de Deus e sua centralidade conceitual da realidade.
Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela
prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem,
mas também o mal (Hebreus 5.14).
O resultado esperado deste
treinamento é a capacitação do ser humano para entender e atuar na realidade ao
seu redor de maneira a glorificar a Deus, por identificar na realidade a
centralidade de Deus em todos os aspectos da vida.
Treinamento
pelo exemplo – Pais como primeiros modelos de pessoas teorreferenciadas
A família é uma espécie de simulação menor
do Reino de Deus, é o que chamamos de “Reino Familiar”. Este “pequeno reino”
aponta para Deus de muitas formas:
a) Na família a criança desenvolve o senso de
dependência;
b) Na família a criança desenvolve o senso de
obediência
c) Na família a criança desenvolve o senso de
disciplina
Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso
por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua
fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em
tua mãe Eunice, e estou certo de que também em ti (2Tm 1.4-5).
Treinamento
pelo aprendizado e repetição dos conceitos – educação doutrinal familiar
Nas Escrituras percebemos a repetição de
conceitos como uma estratégia produtora de mentalidade teorreferente. Na
verdade, o ponto central desta construção da mentalidade teorreferente é a
internalização dos conceitos da relação com Deus e com a realidade.
Estas palavras que, hoje, te ordeno
estarão no teu coração; tu as inculcarás aos teus filhos, e delas falarás
assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao
levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal
entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas (Dt
6.6-9).
Treinamento
pela disciplina – correção das distorções da queda no modo de ver e agir no mundo
Uma das ferramentas doutrinadoras do
caráter humano é a disciplina. Infelizmente, cada vez mais, estamos caminhando
para a era da “disciplina zero”, pois, em função da força do pensamento
hedonista em nossa sociedade, temos cada vez menor força moral para disciplinar
e também fugimos do comprometimento sério que a disciplina faz recair sobre o disciplinador.
Contudo, a família cristã, na busca da
teorreferencialidade familiar e pessoal não pode desprezar o fato de que o
coração do homem com impressionante naturalidade se inclina para o pecado e não
para Deus, carecendo urgentemente de que seja corrigido.
O que retém a vara aborrece a seu filho,
mas o que o ama, cedo, o disciplina (Pv
13.24).
A estultícia está ligada ao coração da
criança, mas a vara da disciplina a
afastara dela (Pv 22.15).
Papel
Estrutural da Família Como Propagadora de Cultura Teorreferente
A família será a responsável pelo
treinamento dos homens e mulheres com a finalidade de atuar na vida de outros
homens e mulheres para os influenciar na perspectiva de estruturar o modo de
vida humano (cultura humana) em um padrão teorreferenciado.
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as
vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mateus 5.16).
A família tem um compromisso com a sociedade
centrado na tarefa de influenciar a sociedade com uma visão teorreferente da
realidade. Para isto, ela luta internamente para criar essa mentalidade nos
filhos e no desenvolvimento do próprio ambiente familiar, e luta externamente
promovendo as condições necessárias para que a cultura humana seja permeada por
valores teorreferenciados.
Em outras palavras, a família é uma
superestrutura que organiza o desenvolvimento cultural humano. A família cristã
é uma superestrutura capaz de ordenar as coisas ao seu redor.
O atual momento da humanidade é o de
uma guerra declarada à esta superestrutura. O problema dos inimigos da família
não é com a família em si, mas com os valores que ela carrega, quer na sua
confissão, quer na sua natural condição criacional.
Preparando
a Família para cumprir os Mandatos da Criação
a) A Família e o mandato cultural
b) A Familia e o mandato social
c) A Família e o mandato espiritual
Conclusão
Primeiramente, a família cristã deve viver de maneira consciente do meio em que está se desenvolvendo. O outro lado desta moeda é que a família cristã não pode ser neutra em sua tarefa de influenciar o mundo.
A falta de proposição cristã nas atividades da vida como um todo tem sido a brecha para que o pensamento apóstata se torne cada vez mais hegemônico e dominador. Enquanto a igreja se cala o mundo tenta alterar o seu discurso, e acredite, está avançando mundo e logo veremos a própria cristandade comprometida com ideias apóstatas.
O tipo de reavivamento que precisamos para os dias de hoje não é do mesmo modelo que o mundo experimentou em épocas passadas, baseado em fatos morais e retomada espiritualizante. O tipo de reavimento que a Igreja precisa é de coragem intelectual.
Aplicação
As famílias cristãs precisam voltar a conversar sobre sua fé com seus filhos e a reunir-se com mais frequência com outras famílias cristãs. A vida de entendimento do mundo pela Palavra não pode reduzir a movimentos dominicais de pouca duração. A família cristã precisa redescobrir a leitura como ferramenta de crescimento e fortalecimento da visão bíblica de mundo.
Primeiramente, a família cristã deve viver de maneira consciente do meio em que está se desenvolvendo. O outro lado desta moeda é que a família cristã não pode ser neutra em sua tarefa de influenciar o mundo.
A falta de proposição cristã nas atividades da vida como um todo tem sido a brecha para que o pensamento apóstata se torne cada vez mais hegemônico e dominador. Enquanto a igreja se cala o mundo tenta alterar o seu discurso, e acredite, está avançando mundo e logo veremos a própria cristandade comprometida com ideias apóstatas.
O tipo de reavivamento que precisamos para os dias de hoje não é do mesmo modelo que o mundo experimentou em épocas passadas, baseado em fatos morais e retomada espiritualizante. O tipo de reavimento que a Igreja precisa é de coragem intelectual.
Aplicação
As famílias cristãs precisam voltar a conversar sobre sua fé com seus filhos e a reunir-se com mais frequência com outras famílias cristãs. A vida de entendimento do mundo pela Palavra não pode reduzir a movimentos dominicais de pouca duração. A família cristã precisa redescobrir a leitura como ferramenta de crescimento e fortalecimento da visão bíblica de mundo.
Questionário de Introdução
1) Você sabe o que é Teoria Qeer e o qual o perigo que ela representa para a sua família?
( ) Sim
( ) Não
( ) Tenho uma pequena informação3) Se por acaso seu filho chegasse em casa para te apresentar um garoto que ele pretende que seja o seu namorado como você reagiria?
Parabéns pela aula. Preciso aprender mais.
ResponderExcluirIsso, Sílvia... este é um assunto que todos nós estamos engatinhando. Acredito que a Igreja Cristã precisa crescer muito nesta direção.
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