Os Sete Selos
Considerando o desenvolvimento
do Livro de Apocalipse, logo após as cartas às igrejas, o que temos diante de
nós é uma visão do “Trono” e do “Cordeiro”. Nesta visão gloriosa, o que João vê
é como o Cordeiro se tornou o Senhor de todo o Universo, comando toda a
história humana, conduzindo-a para a culminação.
Como um resumo desta sessão do
Livro, o que temos é uma exaltação do poder do Cordeiro e do seu governo sobre
toda a Criação. Este comando é explicado com a abertura dos sete selos. Cada
selo apresenta o relato de acontecimentos que se dão entre os homens, primeiro
quatro cavaleiros saem para a sua realização histórica. Ao final das quais se
focaliza no fato de que a vida dos salvos e a vingança do Cordeiro contra a
morte dos seus eleitos é o alvo da vitória final.
O sexto selo é a abertura de um
período histórico que podemos identificar a Grande Tribulação, e o sétimo será,
por assim dizer, o tempo do fim, dando abertura à próxima sessão que são as
Sete Trombetas.
Em todo este ponto do Livro, o
que se destaca é o domínio que o Cordeiro tem para realizar a sua obra
purificadora da Criação e como o faz paulatinamente no transcorrer da história
que ele próprio dirige. Vejamos esta sessão em detalhes a partir de agora.
A Visão do Trono e do Cordeiro
A primeira sessão mostrou a
relação pessoal de Cristo com as Igrejas e como os crentres devem estabelecer
uma relação de confiança, fidelidade e esperança nas promessas que Ele faz por
meio da sua Palavra:
Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às Igrejas (Ap 2.7).
Essa relação fundamental é
reforçada quando João tem a sua segunda visão. Ele é transportado para dentro
do céu onde lhe é revelado o Cordeiro, sentado no Trono abrindo os sete selos.
Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu,
como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta a falar comigo, dizendo:
sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.
Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no
trono, alguém sentado (Ap 4.1-2).
A Visão do Trono
As descrições do Trono são o
centro da revelação do Capítulo 4. Você notará que no capítulo 4, aquele que
está assentado no trono é a figura central, contudo ele não é descrito, é visto
sem ser detalhado.
E esse que acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e
de sardônico, e, ao redor do trono, há um arco íris semelhante, no aspecto, a
esmeralda. Ao redor do trono, há também, vinte e quatro tronos, e assentado
neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas
de ouro (Ap 4.3-4).
O ponto focal do capítulo 4 é
toda a atividade ao redor trono, revelando a centralidade do Trono para o
Universo da Criação. Os sete espíritos de Deus são os mensageiros da vontade de
Deus para toda a Criação, que circunda o
trono, o chamado mar de vidro, a multidão que circunda o trono.
Os quatro seres viventes, representando
o agir de Deus sobre os quatro cantos da terra são o toque da realidade
constante do poder condutor de Deus na história. O que vemos é que em resposta
ao seu agir, toda a Criação adora a Deus.
Os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis
asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro, não têm descanso, nem de
dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o
Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir (Ap 4.8).
Este tipo de descrição aponta para
o poder de comando que está centralizado no Trono de Deus. João está sendo
guiado e revelando como os acontecimentos da realidade histórica nascem a
partir da vontade exercida pela Trono. Os seres viventes são a realidade motriz
da vontade do Deus vivo. Essa ação é continua, de percepção absoluta e em todas
as direções. O resultado dela é a proclamação prática da Santidade, do poder de
Deus e de sua condução da história.
Todo o Universo rende glória
àquele que está assentado no Trono, porque todo o Universo reconhece que ele é
quem está no controle de toda a história e tudo faz como lhe agrada, para sua própria
glória.
Tu és digno, Senhor e deus nosso, de receber a glória, a honra e o
poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram
a existir e foram criadas (Ap 4.11).
A Visão do Cordeiro
Toda a atenção de João é levada
para aquele que está sentado no Trono. Sim, enquanto a primeiro visão era sobre
toda a atividade que se derivava do Trono, a segunda visão do céu é voltada
para a atividade daquele que está assentado no Trono.
Vi, na mão direita daquele que estava sentado no Trono, um livro
escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos (Ap 5.1).
A visão se concentra na glória
do Cordeiro que está assentado no Trono e na sua autoridade para abrir os
selos. A figura do livro selado aponta para a história da humanidade e os selos
para a exclusividade da autoridade do Cordeiro para manusear o livro da história.
Todavia, um dos anciãos me disse: não chores, eis que o Leão da tribo
de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então,
vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um
Cordeiro, como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos,
que são os sete espíritos de Deus
enviados por toda a terra. Veio, pois, tomou o livro da mão direita dquele que
estava sentado no trono, e quando tomou o livro, os quatro seres viventes, e os
vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles
uma harpa e taças de outro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e
entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e abrir-lhe os selos,
porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de
toda tribo, língua povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e
sacerdotes; e reinarão sobre a terra (Ap 5.5-10).
Essa figura é dupla. O Leão da
Tribo de Judá é substituído pelo Cordeiro que foi morto na condução da história
e na abertura dos selos. Trata-se de uma exaltação da morte de Cristo como o
ponto de conquista da dignidade e autoridade para conduzir a história, em favor
da Igreja.
Este ponto da visão é de grande
importância para os crentes que devem, desta forma, se encher de esperança e
paz no coração, uma vez que a redenção é o grande alvo da história. Portanto,
todos os acontecimentos concorrerão para que a vontade redentiva do Cordeiro
que foi morto se torne efetiva na vida da Igreja, o seu reino de sacerdotes. O
resultado é a adoração de todas as criaturas.
Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da
terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Aquele que está
sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio
pelos séculos dos séculos (Ap 5.13).
A Visão dos Selos
A terceira etapa da visão se
concentra no livro selado que estava na mão do Cordeiro, quando este abriu cada
um dos selos. Quando são abertos os selos, a história é conclamada à realidade:
Vem!
Vi quando o Cordeiro abriu um dos selos e ouvi um dos quatro seres
viventes dizendo: como se fosse voz de trovão: Vem! (Ap 6.1).
Quatro selos falam desta chamada
da história à realidade, o cavalo branco, o vermelho, o preto e o amarelo,
todos saem para a realização histórica de sua responsabilidade. Em geral, sua
ação acontece em meio às guerras, apontando para uma disputa de poder que é
travada ao longo de toda a história.
O ponto que João tem em mente é
que estes acontecimentos históricos são a demonstração do controle de Deus
sobre a vida humana e o desenvolvimento da mesma em favor de sua igreja.
O quinto selo é uma visão
específica do favor de Deus aos seus eleitos e como a ação histórica tem como
centro o desenvolvimento da vingança da morte dos seus escolhidos.
Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles
que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus epor causa do testemunho
que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano
Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue do que
habitam sobre a terra? (Ap 6.9).
O que se pode notar, portanto, é
que a visão dos selos tem como objetivo o conforto da Igreja no sentido de lhe
mostrar que a história
conduzida pelo Cordeiro que foi morto é uma resposta de Deus em favor do seu
povo. A morte de cristãos por causa do seu testemunho nunca é uma coisa vã, um
simples acontecimento histórico ao sabor da vontade dos homens maus, dos
inimigos da fé. A igreja precisava confiar na direção histórica do Cordeiro
sobre os acontecimentos, sabendo que tudo era conduzida para trazer honra a
Cristo e ao seu povo.
A visão do sexto selo – a grande tribulação
O sexto selo é o momento histórico,
descrito também como “A Grande Tribulação”. Este período é aquele imediatamente
anterior ao fim, quando a Ira do Cordeiro será definitivamente trazida e a
vingança do Rei dos Reis será realizada.
O ponto deste sexto selo é
descrever a vingança do Cordeiro e a salvação efetuada por Cristo em meio à
grande tribulação do seu povo.
Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e
todo escravo e todo livro se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes
e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face
daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque cheou o Grande Dia
da Ira deles, e quem é que pode suster-se? (Ap 6.15-17).
O outro lado deste sexto selo é
a comemoração da vitória da Igreja. Ou seja, enquanto por um lado é derramada a
Ira do Cordeiro sobre os inimigos da fé, no outro extremo da realidade está a
alegria daqueles que emergem da grande tribulação como os filhos vitoriosos de
Deus.
Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo: Estes, que se vestem de
vestiduras brancas quem são e de onde vieram? Respondi-lhe: meu Senhor, tu o
sabes. Ele, então, me disse: são estes os que vêm da grande tribulação, lavaram
suas vestiduras e as alvejaram no sangue o cordeiro (...) jamais terão fome, nunca
mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro
que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da
água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima (Ap 7.13-17).
“A Grande Tribulação”
Quando lemos sobre os eventos
próximos do Eschaton, o final da presente era, devemos, como temos insistido,
discernir que o objetivo da Escritura, ou seja, de Deus, não é aguçar a nossa
curiosidade e muito menos causar qualquer terror em nossa alma. Entretanto, é
muito comum ver essas duas reações distraindo a nossa mente quando o assunto é
“Escatologia Futura”.
Não obstante este ser um assunto
curioso e, ao mesmo tempo, um tanto quanto perturbador, o que Senhor espera que
façamos é que o tomemos como um alerta para que desenvolvamos um pensar
escatológico e, assim, vivamos com discernimento os dias de nossa era, mais
particularmente os dias finais de nossa era.
No ponto que abordaremos hoje,
falaremos sobre a “Grande Tribulação” e procuraremos nas descrições bíblicas
sobre este evento os elementos necessários para o desenvolvimento de um pensar
escatológico sadio.
A Grande Tribulação Como Evento
Escatológico
É comum a associação da “Grande
Tribulação” com acidentes catastróficos. Esse erro acontece quando a leitura de
alguns textos bíblicos referentes visa uma abordagem meramente “jornalística”.
Em outras palavras, quando textos como Mateus 24. 5 a 14, são lidos apenas para
coleta de informações sobre o tipo de eventos que terão lugar no período da
“Grande Tribulação”.
E,
certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos
assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.
Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e
terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores (Mateus
24.6 a 8).
Reduzir o conceito de “Grande
Tribulação” apenas ao aspecto catastrófico dos acontecimentos próximos do fim é
um erro de leitura. Sim, alguns eventos catastróficos terão lugar neste
período, mas não é somente isto que
definirá a natureza destes período. A “Grande Tribulação”, como evento
escatológico, será muito mais marcada pelo recrudescimento da postura
anti-cristã no mundo.
Então,
sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa
do meu nome (Mateus 24.9).
Ninguém, de
nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a
apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se
opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto
de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosso o próprio Deus
(II Tessalonicenses 2.3 e 4).
A Grande Tribulação, portanto,
não é apenas um evento de catástrofes que leve a população mundial a sofrer.
Primordialmente, o alvo do Senhor Jesus é mostrar que, na “Grande Tribulação”,
a Igreja sofre perseguições e a influência apóstata, na busca de fazer calar a
voz do Reino de Cristo.
Levantar-se-ão
muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a
iniquidade, o amor se esfriará de quase todos (Mateus 24.11 e 12).
O propósito central dos agentes
tribulacionistas do mal é o de fazer calar a Igreja para que o Evangelho de
Cristo, que anuncia a chegada do Reino não seja anunciado. Duas maneiras serão
as mais empregadas estratégias: a morte dos cristãos e a semeadura do falso
evangelho.
Orai para
que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; porque nesse tempo haverá
grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido,
nem haverá jamais. Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria
salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Então, se
alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque
surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios
para enganar, se possível, os próprios eleitos (Mateus 24.20 a 24).
Concluindo, é importante que se
perceba que a “Grande Tribulação” é um evento escatológico que aponta para o
aprofundamento da mentalidade de oposição a Cristo e sua Igreja. Neste período,
principal arma dos inimigos da Cruz é o silenciamento da voz do Reino, a
pregação do Evangelho.
A Grande Tribulação Como Evento
de Forças Malignas Exacerbadas
A malignidade é própria da
natureza humana caída. Em virtude da malignidade do coração do homem, também
temos a rebeldia do ser humano caído no que tange a sua fuga constante na sua
relação com Deus.
Por que se
enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se
levantam e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido,
dizendo: rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas (Salmo 2. 1
a 3).
Talvez o episódio mais
significativo sobre essa postura fugidia do ser humano em relação a Deus seja o
que relata a queda do homem, quando o homem se escondeu do Senhor e tentou
cobrir-se com folhas de figueira.
Entretanto, a malignidade
presente nos dias da “Grande Tribulação” não é somente aquela própria da
inclinação do coração humano. Antes ela é um produto da exacerbação do poder do
Maligno.
A intensificação da animosidade
entre as nações e o despontar de tantas guerras, a proliferação do fome, o
crescimento da apostasia e da iniquidade são resultados dessa malignidade
fortalecida pela presença do Maligno na terra.
Os textos bíblicos vinculam este
período de aumento da malignidade humana com o surgimento do “Homem da
Iniquidade”. Um agente maligno-tribulacionista e a sua ação é segundo a mesma
intenção e poder de Satanás.
Ninguém, de
nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a
apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição... Com
efeito, o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado
aquele que agora o detém; então, será, de fato revelado o iníquo, a quem o
Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação da
sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com
todo o poder, e sinais, e prodígios da mentira (1 Tessalonicenses 2.3; 7 a 9).
Em Apocalipse, podemos associar
este período da “Grande Tribulação” com o surgimento das bestas do Mar e da
Terra (capítulo 13). Também, com soltura de Satanás, preconizada no capítulo
20. Enfim, podemos falar de um período onde a malignidade presente é
fortalecida pela ação capacitadora de Satanás e o surgimento de agentes
diretamente relacionados ao príncipe das trevas, o homem vil (Daniel 11.20 e
36).
A visão do Sétimo Selo – Início das Trombetas
O sétimo selo é tão somente o
início de uma nova sessão. Sim, porque a abertua do sétimo selo é o sinal da
final da história, quando as trombetas, sinal característico ca volta de Cristo
assumem o lugar e se dá início ao processo final de desfecho histórico.
Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de
meia hora. Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram
dadas sete trombetas (...). Então, os sete anjos que tinham as sete trombetas
prepararam-se para tocar (Ap 8.1-6).
Aqui, então começamos uma nova
etapa do livro de Apocalipse e vamos nos deter nela na próxima aula.
Conclusão
Um dos pontos mais importantes a
ser destacado nesta sessão do livro é a confiança que a Igreja deve ter na
condução histórica do Cordeiro em favor da sua igreja. O ponto central é o fato
de que no final das contas, os inimigos do Cordeiro e da Igreja serão destruídos
e a ira do Cordeiro finalmente se manifestará para exercer o juízo e vingança. Por
outro lado, o que temos é a igreja sendo protegida e estando segura sendo
aquela que é vestida pelo Cordeiro de vestes brancas durante o período da
grande tribulação.
Excelente aula.
ResponderExcluirExcelentes são os alunos.... hahaha....
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