domingo, 30 de abril de 2017

Aula 9 - Prolegomenos - Métodos de Leitura Bíblica



AULA 09
Métodos de Leitura Bíblica
Estabelecer um Plano de Leitura Diária

Introdução
Sem dúvida alguma, a leitura diária e constante da Escritura é um dos hábitos mais saudáveis a ser desenvolvido para quem deseja construir uma vida de profundida percepção espiritual da realidade.
Obviamente a simples leitura da Bíblia não tem um poder redencional em si e não dá maior discernimento espiritual da realidade apenas pelo fato de alguém ter lido, como se a leitura bíblica tivesse algum poder místico. A leitura bíblica é uma ferramenta para o aperfeiçoamento da fé.
A Escritura é a fonte básica de informação para a construção do pensamento adequado sobre a vida. Na verdade, a leitura bíblica é apenas o primeiro passo de uma longa viagem. Mas, como se diz popularmente: o primeiro passo é o mais importante de toda a viagem, já que é ele quem dá a direção.
O apóstolo Paulo orava constantemente pelos crentes e pedia a Deus que lhes concedesse discernimento para compreenderem a realidade, o poder de Deus que age na realidade etc. Escrevendo aos Efésios, o apóstolo afirmou que o seu apostolado tinha um propósito, anunciar o mistério da realidade do mundo centrado em Cristo, por meio da ressurreição e glorificação do Senhor. Ele, então, escreve suas epístolas para conduzir a Igreja na percepção deste mistério da vida.
Pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo (Ef 3.3-4).
Portanto, como se pode perceber nestes versos, a leitura bíblica é o ponto de partida para conhecer o que Deus revelou aos seus santos profetas e apóstolos com a finalidade de compreendermos o mistério de Cristo, Senhor e Rei de todas as coisas.
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor (Ef. 2.20-21).
Em nossa última aula, apresentamos alguns métodos de meditação nas Escrituras. Evidentemente, a associação entre a leitura e a meditação no texto lido é um processo de aprofundamento da fé que permite que a simples leitura se transforme em uma busca pessoal pela verdade.
Além disto, jamais devemos nos esquecer do poder do Espírito Santo que habita no crente e que o conduz à verdade da Palavra, aplicando ao nosso coração redencionalmente toda a Lei de Deus.
Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar (Jo 16.13-14).
Jesus está falando com seus apóstolos e num certo sentido está apontando para o próprio processo de revelação da verdade. Mas, quando João entrega este texto para a Igreja, ele está apontando para o povo de Deus o fato de que o Espírito é o produtor da Verdade e o condutor da verdade ao coração do homem.
Nossa aula de hoje, tem como objetivo apresentar alguns métodos para a leitura diária, oferecendo algumas sugestões para o seu empreendimento constante. Sem dúvida, o melhor de todos os conselhos é o oferecido pelo salmista: “...que na sua lei medita de dia e de noite”. Também é bem vinda a palavra do apóstolos:  
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração  (Cl 3.16). 

O PROPÓSITO DA LEITURA DIÁRIA
O principal propósito de qualquer modelo de leitura será a condução do pensamento no ideal de discernir a realidade espiritual da existência e, portanto, perceber a presença e orientação de Deus em sua vida.
No entanto, a leitura diária poderá servir apenas como ferramenta para o conhecimento mais amplo da História da Redenção. Ou seja, pode ser que sua leitura esteja apenas construindo o seu conhecimento sobre a história revelada e não necessariamente lhe acrescendo um conhecimento mais completo da vida, de forma direta. Esse acúmulo de informação da história bíblica é muito precioso e pode ser um ferramental necessário para o entendimento de algumas passagens de conteúdos mais densos.
Portanto, não se valha de um excessivo espírito intelectualista para a leitura bíblica. Algumas vezes, sinta-se também confortável em uma leitura de caráter mais informativo a respeito da verdade bíblica.

LER A BÍBLIA TODA?  EM QUANTO TEMPO?
Com certeza a leitura de toda a Escritura é um alvo a ser perseguido por todos os discípulos de Jesus Cristo. Este projeto pessoal de leitura da Bíblia toda pode te dar um amplo conhecimento da História da Redenção e uma capacidade de análise mais completa de todo o ensino da Escritura.
Devemos no lembrar que não existe um caráter místico redentivo na leitura da Bíblia. Trata-se de um processo de aquisição de conhecimento e de ferramental para o desenvolvimento de uma vida biblicamente orientada. Mas sem dúvida, a leitura completa da Bíblia é um intento muito útil, mas não uma obrigação final para a salvação do homem ou um fundamento da sua redenção. O fundamento da Redenção é um conhecimento básico sobre o Evangelho que diz que “o Senhor Reina”.
O tempo da leitura da Bíblia também é um fator de escolha pessoal. Evidentemente que seu projeto de leitura completa da Bíblia inclui um prazo mais curto, você terá oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e empreender novas leituras direfenciadas e aproveitará melhor o seu tempo com a Escritura.
Mas, não existe uma regra absoluta para isto. Conheci um senhor que dizia ter lido a Bíblia toda umas cinquenta vezes. Admiro este fato e aprecio que alguém tenha esse empenho. Ele talvez tivesse uma metodologia de leitura anual das Escrituras.

LEITURA DIÁRIA ALEATÓRIA
A leitura bíblica pode ser empreendida seguindo métodos de sequência, mas também pode ser empreendida por escolha aleatória, isto é, a escolha de textos sem nenhum critério objetivo.
Você pode pensar que este tipo de leitura não é proveitoso, mas está enganado. Pode ser sim proveitosa, mesmo que sejam textos lidos sem uma base de escolha tão criteriosa. A questão é a atenção que se deve dar à leitura e o recurso de saber que todo o conteúdo lido tem a força transformadora de ser a Palavra Viva do Senhor.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra (2Tm 3.16-17).
Partindo deste princípio, a leitura aleatória pode ser útil tanto quanto um outro modelo mais planejado. O ponto que precisamos destacar é que a força e o poder da leitura diária não reside no método, mas no que a Palavra de Deus é.

LEITURA SIMPLES E SEQUÊNCIAL BÁSICA
Uma metodologia muito utilizada e muito útil. Trata-se da leitura da Bíblia começando em Gênesis e caminhando até Apocalipse. Ela tem a utilidade de formar uma percepção da Bíblia da maneira como foi arranjada no cânon para o nosso uso e facilita os processos de memorização e localização das passagens.
Em geral é a mais usada ao longo da história e a mais simples e direta de todas. Não depende de nenhuma orientação exterior, mas simplesmente tomar o texto bíblico e começar a ler.

LEITURA CRONOLÓGICA
Um pouco mais sofisticada é a leitura cronológica da Escritura. Trata-se de um modelo de leitura que exige alguma pesquisa anterior para que você saiba, por exemplo, que histórias e textos bíblicos vêm antes de outros.
Por exemplo, um leitor cronológico da Escritura começará por Gênesis 1 a 11 com certeza, afinal relata a história mais antiga. Quando chegar na história de Abrão, precisará considerar que deve ler primeiro a história de Abrão ou a de Jó, afinal, muitos estudiosos consideram que Jó é uma personagem mais antiga que Abrão.
Como saber exatamente quais as histórias que vêm antes e depois das Escrituras? Isso demanda alguma pesquisa, ou algum conhecimento reflexivo das próprias Escrituras. Uma leitura completa da Bíblia, mesmo a mais básica pode ser o primeiro passo e a leitura cronológica pode ser um passo seguinte.
A vantagem deste tipo de leitura é que ela lhe oferece uma sequência mais clara da História da Redenção e pode ser muito útil para se compreender a obra de Deus no transcorrer da História humana.

LEITURA POR BLOCOS DE CONHECIMENTO
Este modelo de leitura bíblica reúne o conteúdo bíblico em “blocos de conhecimento” ou “unidades literárias”. Você pode, por exemplo, ler inicialmente somente os livros da Lei e depois só os livros históricos, ou as profecias, os Evangelhos, depois as cartas paulinas, as poesias etc.
Você pode querer juntar os blocos de conhecimento por autores, ou seja, ler o material entregue por Jeremias, ou Salomão, ou separar uma coletânea de leitura dos Salmos de Davi, ou os escritos de João.
Este método te ajuda a conhecer melhor o pensamento de um autor e a construir uma melhor teologia bíblica para análise do livro, a partir do propósito do autor. Por exemplo, quando João escreve o seu Evangelho num formato muito diferenciado dos outros evangelistas, o pensamento do Evangelho de João é completado pelo material que ele escreve nas cartas e no Apocalipse, por exemplo. Você notará que ele usa muitas vezes, em todos os seus escritos o conceito de “Verdade” de uma maneira bem específica, ou o uso da palavra “mundo” em João, que é muito importante.

LEITURA GUIADA POR MATERIAL EXTERNO
Existem livros que podem propor leituras bíblicas diárias. Os famosos devocionais diários ou outros materiais mais específicos podem ser muito úteis para a leitura bíblica diária.
Em geral este tipo de leitura tem o ganho de ser acompanhado por estímulos de entendimento guiados por pessoas que, em geral, conhecem bastante a Escritura. Ou seja, você ganha um pouco de tempo na interpretação e completa sua base de conhecimento.
O defeito deste tipo de leitura é justamente o seu mérito. Ou seja, o fato de alguém te oferecer chaves de entendimento antecipado pode ser um cerceador do seu próprio processo de construção bíblica. Eu, prefiro que antes de partir para um método guiado, você tenha primeiro lido a Escritura por meio de um processo não orientado.

LEITURA BÍBLICA COM ESTUDO DO TEXTO
Muitas pessoas desejam fazer uma leitura bíblica e aproveitar o texto para um aprofundamento do conhecimento por meio de um estudo mais apurado do material lido. Excelente caminho!
Toda a leitura bíblica, seguida de um aprofundamento do conhecimento, isto é, por meio de estudo histórico, exegético, hermenêutico é sempre desejável. Para isto, o leitor precisa adquirir envergadura de conhecimento e material de apoio para lhe ajudar.
Este método de leitura é uma espécie de somatória de leitura e ato de meditação textual bíblica. Ele demandará mais tempo e proporcionará um desenvolvimento mais completo da percepção a realidade. Entretanto, em geral este método é potencializado após o leitor ter caminhado anteriormente por um outro processo de leitura mais extensivo. Afinal, antes de meditar no capítulo 1 de Isaías, o conhecimento da história do Capítulo 6, ou do 40 é muito importante para uma visão mais profunda do que é ensinado no primeiro capítulo.

CONCLUSÃO
Evidentemente, a leitura bíblica é vital para o desenvolvimento de uma vida biblicamente orientada. Outros métodos podem ser empreendidos e cada pessoa pode desenvolver a sua metodologia pessoal.
Ler toda a Escritura e em ritmo constante deve ser um alvo para o crente. Portanto, não demore em se organizar e preparar para um constante contato com a Palavra da Verdade, que te santifica, isto é, te faz viver no mundo de Deus do jeito de Deus, percebendo Ele em todas as coisas, o tempo todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário, observação, pergunta... colabore com o crescimento de todos!