domingo, 14 de agosto de 2016

Família e Sociedade - O Papel Redencional da Família Começa em Casa

O Papel Central da Famíllia Cristã Para o Desenvolvimento de Uma Cultura Teorreferente


Introdução
Em nossos dias, o que acompanhamos é uma crescente desestruturação familiar como estratégia para o desenvolvimento de uma cultura apóstata.
A sociologia trabalha com um conceito de estrutura e superestrutura. Em geral, os estudiosos da sociologia aceitam a ideia de que a sociedade possui pilares fundamentais sobre os quais todo a sua construção sócio-cultural é desenvolvida e se apoia.
Essa superestrutura, ou pilares culturais, são aqueles elementos que envolvem a vida e a moldam, até mesmo quando não os percebemos, como por exemplo: a língua e a linguagem, a religião e a religiosidade, a família etc.
Estes elementos estruturais fundamentais formam a nossa maneira de pensar, moldando nossa cosmovisão e estruturando tudo o que construímos socialmente.

Uso de rompimentos superestruturais como forma de transformação da estrutura
A teoria Qeer é um movimento contracultural que visa o rompimento com os valores tradicionais, em particular, a sexualidade. Eles não pensam em homens e mulheres definidos pela biologia do corpo, mas a uma transsexualidade definida pelo desejo individual.
Em um texto, disponível na internet, o PSOL, em uma das suas correntes internas, defende a aplicação do rompimento com a ideia  de gênero, que  julgam imposta pelo capitalismo, como uma ferramenta de quebra da superestrutura para que seja possível estabelecer uma sociedade definitivamente socialista.
Segundo os autores do texto: A luta LGBT como estratégia para a construção de uma sociedade socialista, o rompimento dos pilares superestruturais conduzirá a uma desestabilização da sociedade ao ponto de que, uma vez desestruturada, será mais fácil estabelecer um novo modelo cultural revolucionário.
Nesse sentido, o movimento LGBT em sua luta, deve se unir ao movimento feminista para destruir as estruturas da sociedade patriarcal, que é um dos pilares do sistema de acumulação capitalista. É dever das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais pensar em um modelo societário de organização que possa fazer da reprodução privada da vida (o trabalho doméstico, o cuidado dos filhos e dos doentes) uma tarefa amplamente socializada e igualitária entre todos os homens e mulheres, independente da sua orientação sexual ou indentidade de gênero. Essa tarefa deve ser cumprida a partir da destituição das normas que constituem o patriarcalismo: a maternidade como destino, a heterossexualidade compulsória, o cissexismo, o binarismo sexual e de gênero, a supremacia masculina no espaço público, o direito ao corpo, e o próprio conceito de família. Não podemos esquecer que, para que isso aconteça, são necessárias medidas de ordem prática (o direito ao aborto, por exemplo, é uma vitória para todas nós, inclusive para as mulheres lésbicas e homens trans, pois reafirma a autonomia da mulher e das LGBT). (disponível  em: http://www.insurgencia.org/a-luta-lgbt-como-estrategia-para-a-construcao-de-uma-sociedade-socialista/).

O Homem Como Ser Capaz de Reconhecer a Teorreferência da Realidade
A Criação é o ponto de partida da Bíblia para afirmar a existência de Deus e a centralidade de Deus como fator determinante da realidade. Em outras palavras, a Criação é o palco do desenvolvimento de uma cultura teorreferente, onde todos os elementos giram em torno de Deus e nele tem definidos suas identidades  e significados.
Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Salmo 19.1).
De que maneira os céus fazem tudo isto? Simplesmente, deixando com que sua natureza intrínseca revele o Criador. Eles fazem isto com perfeição, pois cumprem perfeitamente o papel para o qual foram criados.
Ao criar o ser humano, Deus potencializou este padrão teorreferenciado, afinal, não somente os seres haveriam de glorificar a Deus no desenvolvimento de sua natureza intrínseca, mas também, por meio do reconhecimento racional da terreferencialidade da realidade criada. Ou seja, a excelência da criação do homem é denotada primordialmente na sua capacidade de não somente existir, mas compreender teorreferentemente a existência.
O humano foi criado para ser “humano”, isto é, cumprir todas as funções naturais da sua humanidade e foi capacitado para ir além da simples natureza existêncial e passar a um relacionamento inteligível da sua própria condição existencial. Portanto, é parte da sua tarefa criacional reconhecer a teorreferencialidade de todas as coisas.
Por isso, é que o pecado de negar a Deus, sua existência e centralidade existêncial, e se tornar idólatra é apresentado de forma tão claramente negativa nas Escrituras.
Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato (Romanos 1.21).
Esta capacidade racional do homem deve conduzi-lo à glorificar a Deus e a viver de modo grato, ao perceber que tudo gira em torno de Deus e de Deus toda a realidade recebe seu significado.

Família Como Espaço de Treinamento Para o Pensar Teorreferente
Pensando no ser humano após a queda e dentro deste ambiente, devemos reconhecer que o ser humano se tornou incapaz de cumprir esta tarefa racional de reconhecer a teorreferencialidade de tudo o que existe. Ao contrário, o homem passou a usar a sua capacidade racional para lutar contra o conceito de teorreferencialidade de todas as coisas.
Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra (Gênesis 11.4).
Essa busca por autonomia é o ponto central da atividade humana sob o controle da natureza pecaminosa. Por isso, e a partir disto, ou seja, por causa da queda e a partir dela, o ser humano precisa que sua mente seja treinada na tarefa de pensar teorreferencialmente a sua própria existência e a das demais coisas.
Este treinamento acontece primordialmente no seio da família, onde todas as potencialidades são preparadas para serem exercidas na vida adulta com todos os seus elementos.
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Provérbios 22.6).
Este treinamento da mente visa um realinhamento do coração pecaminoso e, portanto, não teorreferente, com a verdade existencial de Deus e sua centralidade conceitual da realidade.
Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal (Hebreus 5.14).
O resultado esperado deste treinamento é a capacitação do ser humano para entender e atuar na realidade ao seu redor de maneira a glorificar a Deus, por identificar na realidade a centralidade de Deus em todos os aspectos da vida.

Treinamento pelo exemplo – Pais como primeiros modelos de pessoas teorreferenciadas
A família é uma espécie de simulação menor do Reino de Deus, é o que chamamos de “Reino Familiar”. Este “pequeno reino” aponta para Deus de muitas formas:
a)     Na família a criança desenvolve o senso de dependência;
b)     Na família a criança desenvolve o senso de obediência
c)     Na família a criança desenvolve o senso de disciplina

Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também em ti (2Tm 1.4-5). 

Treinamento pelo aprendizado e repetição dos conceitos – educação doutrinal familiar
Nas Escrituras percebemos a repetição de conceitos como uma estratégia produtora de mentalidade teorreferente. Na verdade, o ponto central desta construção da mentalidade teorreferente é a internalização dos conceitos da relação com Deus e com a realidade.

Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas (Dt 6.6-9).

Treinamento pela disciplina – correção das distorções da queda no modo de ver e agir no mundo
Uma das ferramentas doutrinadoras do caráter humano é a disciplina. Infelizmente, cada vez mais, estamos caminhando para a era da “disciplina zero”, pois, em função da força do pensamento hedonista em nossa sociedade, temos cada vez menor força moral para disciplinar e também fugimos do comprometimento sério que a disciplina faz recair sobre o disciplinador.
Contudo, a família cristã, na busca da teorreferencialidade familiar e pessoal não pode desprezar o fato de que o coração do homem com impressionante naturalidade se inclina para o pecado e não para Deus, carecendo urgentemente de que seja corrigido.

O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o  disciplina (Pv 13.24).

A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina  a afastara dela (Pv 22.15).


Papel Estrutural da Família Como Propagadora de Cultura Teorreferente
A família será a responsável pelo treinamento dos homens e mulheres com a finalidade de atuar na vida de outros homens e mulheres para os influenciar na perspectiva de estruturar o modo de vida humano (cultura humana) em um padrão teorreferenciado.
Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus (Mateus 5.16).
A família tem um compromisso com a sociedade centrado na tarefa de influenciar a sociedade com uma visão teorreferente da realidade. Para isto, ela luta internamente para criar essa mentalidade nos filhos e no desenvolvimento do próprio ambiente familiar, e luta externamente promovendo as condições necessárias para que a cultura humana seja permeada por valores teorreferenciados.
Em outras palavras, a família é uma superestrutura que organiza o desenvolvimento cultural humano. A família cristã é uma superestrutura capaz de ordenar as coisas ao seu redor.
O atual momento da humanidade é o de uma guerra declarada à esta superestrutura. O problema dos inimigos da família não é com a família em si, mas com os valores que ela carrega, quer na sua confissão, quer na sua natural condição criacional.

Preparando a Família para cumprir os Mandatos da Criação
a)     A Família e o mandato cultural
b)     A Familia e o mandato social

c)     A Família e o mandato espiritual

Conclusão
Primeiramente, a família cristã deve viver de maneira consciente do meio em que está se desenvolvendo. O outro lado desta moeda é que a família cristã não pode ser neutra em sua tarefa de influenciar o mundo.
A falta de proposição cristã nas atividades da vida como um todo tem sido a brecha para que o  pensamento apóstata se torne cada vez mais hegemônico e dominador. Enquanto a igreja se cala o mundo tenta alterar o seu discurso, e acredite, está avançando  mundo e logo veremos a própria cristandade comprometida com ideias apóstatas.
O tipo de reavivamento que precisamos para os dias de hoje não é do mesmo modelo que o mundo experimentou em épocas passadas, baseado em fatos morais e retomada espiritualizante. O tipo de reavimento que a Igreja precisa é de coragem intelectual.

Aplicação
As famílias cristãs precisam voltar a conversar sobre sua fé com seus filhos e a reunir-se com mais frequência com outras famílias cristãs. A vida de entendimento do mundo pela Palavra não pode reduzir a movimentos dominicais de pouca duração. A família cristã precisa redescobrir a leitura como ferramenta de crescimento e fortalecimento da visão bíblica de mundo. 


Questionário de Introdução

1) Você sabe o que é Teoria Qeer e o qual o perigo que ela representa para a sua família?
(   )  Sim
(   )  Não
(   )  Tenho uma pequena informação 
3) Se por acaso seu filho chegasse em casa para te apresentar um garoto que ele pretende que seja o seu namorado como você reagiria?


2 comentários:

  1. Parabéns pela aula. Preciso aprender mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Sílvia... este é um assunto que todos nós estamos engatinhando. Acredito que a Igreja Cristã precisa crescer muito nesta direção.

      Excluir

Faça o seu comentário, observação, pergunta... colabore com o crescimento de todos!