sábado, 14 de outubro de 2017

Confessionalidade - Aula 3 - A Estrutura Organizacional da CFW

Aula 03
A Estrutura da Confissão de Fé de Westminster

Introdução
Antes de adentrar aspectos do próprio texto da CFW, precisamos fazer uma caminhada panorâmica sobre a arquitetura da sua estrutura textual. O estudante da CFW deverá compreender as grandes avenidas que ela persegue para poder penetrar nas ruas e vielas de seus detalhes.
Aproveitaremos esta aula para traçar estes principais caminhos centrais trilhados pelos teólogos de Westminster e utilizar isto como uma ferramenta para nossa melhor compreensão.   

O Ponto de Partida é a Escritura
Propositadamente, o primeiro capítulo da CFW trata da Escritura, dizendo o que ela é a qual a sua natureza e origem divina.
Toda a vida humana deve ser avaliada e desenvolvida tendo a Escritura como fonte central e somente ela. Este ponto de partida é a pedra angular de toda a Confissão, que chega a estabelecer e falar de si mesma como derivada e subserviente à Palavra de Deus.
A autoridade da Escritura não é derivada, isto é o que os teólogos chamavam de “Norma Normans” e isto faz da Escritura a Regra de Fé e Prática absoluta, cuja autoridade deriva da sua origem divina. O princípio de que a Escritura é de origem divina é um princípio que dá à Escritura o elevado status de Palavra de Deus.
Desta forma, a Escritura é a fonte de todo o conteúdo do CFW, o único tribunal que realmente submete a consciência do cristão, inclusive o tribunal que julga a própria CFW.

O Conceito de Soberania de Deus
Depois de estabelecer o principio fundamental da autoridade da Escritura como a Palavra de Deus e o ponto de partida para todo o conteúdo sobre a vida e o relacionamento com Deus, a segunda avenida norteadora da CFW é o conceito de soberania de Deus.
Soberania Livre
Um dos aspectos da soberania de Deus apresentada na CFW é a sua liberdade de agir e pensar. A escolha soberana e livre de Deus é absolutamente tomada para explicar quem é Deus e como age. O poder de Deus é, portanto regulado somente pelo seu próprio arbítrio e por nada fora dele mesmo.
Soberania Absoluta
A decorrência necessária da primeira característica da soberania livre é a sua absoluta determinação. Desta forma, os teólogos de Westminster dispuseram conduzir a Igreja a confiar absolutamente no fato de que Deus realiza a sua vontade de forma soberana, sem ser impedido por nenhum poder deste mundo ou do outro.
Soberania Amorosa
A soberania livre a absoluta de Deus age em favor de fazer o bem às suas criaturas, na medida em que ele é o Criador e Providenciador de todo o bem para todas as suas criaturas.
Essa visão do amor de Deus é primordialmente proposto em uma visão de como Deus se inclina para ver o que se passa na terra, com cuidado formidável sobre a vida, principalmente dos homens que ele criou para sua glória.

O Pecado Humano Como o Problema a Ser Resolvido
A condição do homem caído é vista na CFW como uma situação de grande importância e o grande problema a ser vencido na relação do Criador com as criaturas, especialmente o homem.
A Queda é Humana
Embora a CFW não esconda sua visão de que alguns dos decretos eternos de Deus envolveram a soberania divina de permitir até mesmo o pecado de suas criaturas morais, ela dispõe-se a deixar claro que o pecado humano é resultado da estultícia e da corrupção do coração humano.
A Profundidade da Queda
Ao tratar da Queda, a CFW trabalha com o fato de que o homem foi totalmente atingido em todas as faculdades de sua existência total. Em outras palavras, a visão dos teólogos de Westminster era de que a depravação do homem era total e não parcial como criam os católicos e alguns outros ramos arminianistas.
A Extensão da Queda
Ainda dentro do conceito de depravação total, a CFW também trabalha com o fato de que toda a humanidade foi atingida e isto implica dizer que a melhor maneira de compreender o mundo é entender que tudo está caído e que todos os homens são, naturalmente maus e dispostos a se afastar de Deus.

A Obra do Mediador
Uma porção muito importante da CFW é o capítulo VIII que trata a Pessoa e Obra do Mediador no seu ofício de salvar o homem caído.
Cristo é definido em termos de sua natureza humana e divina, especialmente para tratar da sua obra de Mediação que nasce desta dupla condição, sine qua non ele não poderia realizar a sua obra.
Uma das principais noções teológicas da CFW é a percepção de que ela é formalmente baseada na teologia Nicena, dos primeiros séculos do cristianismo. A dependência do pensamento cristológico do século IV é bastante evidente, especialmente nos termos empregados para as definições das duas naturezas de Cristo e sua história como Verbo Encarnado.

O Sistema de Salvação Calvinista
Outro aspecto estrutural da CFW que serve como uma das avenidas de abordagem é a sua percepção calvinista da doutrina da salvação (soteriologia).
Especialmente trilhando o caminho da Ordo Salutis, segundo o princípio calvinista, a CFW traça a obra de Deus na salvação e resgate da humanidade como sendo uma prerrogativa primordial das pessoas divinas, nas suas diversas economias de ação.
Desde a chamada do crente, até à sua santificação e glorificação é uma obra controlada pela soberania divina, baseada no seu primordial amor pela obra das suas mãos.

A Vida Religiosa e a Vida Social
A união das duas esferas, tanto a religiosa como a social é uma das percepções de mundo mais revolucionárias propostas pela CFW. Ela não somente discute as coisas da Igreja, mas também tem observações a fazer sobre o que acontece na vida da sociedade.
Embora a CFW defenda enfaticamente que o trabalho da Igreja seja gerir a vida religiosa, ela não afasta a necessidade de que os homens da igreja sejam capazes de servir de fonte para a vida social, baseada nos princípios da Escritura.

Conclusão
O que aprendemos olhando estas grandes avenidas é que a Confissão de Fé procura fazer o trabalho de percorrer grandes caminhos para o entendimento da vida humana e o seu relacionamento com Deus como um todo, ela promoverá algum entendimento mais aprofundado nas pequenas vielas que derivam das avenidas.
Outro ponto importante que precisa ser notado na CFW é que ela tem uma percepção de que Deus vem buscar o ser humano e dispõe o coração humano a encontra-lo. Desta forma, ela causa uma pista dupla e uma necessidade de que o homem responda ao amor de Deus com devoção e piedade.



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