domingo, 9 de março de 2014

A Imutabilidade de Deus - Estudos em Teontologia - Atributos Incomunicáveis - aula 3/2014

A IMUTABILIDADE DE DEUS

“Porque Eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”.
Malaquias 3: 6
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.
Tiago 1: 17
A Bíblia é muito firme ao testificar da IMUTABILIDADE DE DEUS, e assim nos ensina que o Deus Eterno nunca muda. Ele é sempre o mesmo (Hebreus 1: 12; Salmo 102: 26 e 27).
Este atributo de Deus nos faz confiante nEle, porque sabemos que Ele não é como os homens, que constantemente mudam de opinião, ou humor, ou de vontade. Mesmo que o mundo passe, Deus não mudará.
Se Deus mudasse em alguma coisa, com certeza Ele deixaria de ser Deus, pois a imutabilidade faz parte da sua essência. Este atributo de Deus depende de todos os outros, porque se Deus perder algum de seus atributos essenciais, significa que Ele mudou. Mas de forma especial este atributo está ligado à INDEPENDÊNCIA DE DEUS, porque se Deus não tivesse vida em si mesmo, e dependesse de qualquer outra coisa Ele estaria sujeito à mudanças.
O homem muda de acordo com o clima, de acordo com o seu humor, de acordo com o horário, com a época da vida, muitas coisas influenciam na mudança do ser humano, mas Deus não pode ser influenciado por nada, nem mesmo nossas orações são capazes de influenciar a Deus. Deus ouve nossas orações porque Ele as quer ouvir, e Ele pede nos que  oremos à Ele; não que precise de nós para sentir vontade de fazer isso ou aquilo, mas porque Ele nos quer ensinar que somos dependentes dEle.
A imutabilidade de Deus pode ser vista de diversas formas, como por exemplo:

a) A VIDA DE DEUS NÃO MUDA

Ele não passa por fazes de transformação, nascimento, meninice, adolescência, juventude, velhice; não, Deus não muda pois Ele é Imutável.
“Em tempos remotos, lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces; todos envelhecerão como um vestido, como roupa os mudarás, e serão mudados. Tu porém, és sempre o mesmo, e os teus anos jamais terão fim”.
Salmo 102: 25 à 27.
A diferença primordial entre Deus e as suas criaturas é que estas são mutáveis, e sua natureza admite mudanças, mas Deus é imutável e nunca pode deixar de ser o que é.

b)  O CARÁTER DE DEUS NÃO MUDA

As decepções da vida podem mudar o caráter de um homem. Como alguém que era muito alegre, e depois de muitos sofrimentos e desapontamentos passou a ser uma pessoa muito triste e angustiada, que passou a reagir diferentemente com os outros seres humanos.
Deus porém, jamais muda o seu caráter, e esta é uma verdade fundamental para a fé cristã. Pois se Deus dependesse das circunstâncias para nos salvar, jamais teríamos a certeza de que estamos seguros, e poderíamos ficar questionando: Será que Deus não vai voltar atrás e destruir o mundo inteiro, tanto ímpios como justos e ficará somente com os animais irracionais?
Mas, porque Deus não pode mudar, é que eu e você podemos ficar tranqüilos, e aguardando em suas promessas.
Um dos homens na Bíblia, que melhor demonstrou sua confiança no Caráter Imutável de Deus, foi Abraão. Sua história está contada em Gênesis capítulos 11 até 25, e ele morreu aos 175 anos. A sua história é bastante interessante de se estudar, e profundamente rica em ensinos, mas o que mais marcou na vida deste patriarca foi a maneira como ele confiou em Deus e na sua promessa.
Logo no início Deus chama Abraão[1] e diz à ele que seria o pai de uma grande nação (Gênesis 12: 2); ele anda muito e finalmente chega à terra de Canaã (cap. 13) ele a percorre  e se apossa dela. Por enquanto tudo corria bem, e os anos foram se passando. Abraão se tornou homem rico e poderoso naquela região, se tornou amigo de reis e era temido por eles, mas Abraão tinha um problema sério, estava velho, e sua mulher era estéril, como ele se tornaria o pai de um grande povo se não pode ter filhos legítimos?
Bem o capítulo 17 diz que Abraão tinha noventa e nove anos quando Deus novamente lhe faz a promessa de fazer dele uma grande nação.
A grande pergunta que fazemos neste momento para todas as pessoas é esta:
Você confiaria nesta promessa que parece ser tão impossível?
“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. (...) Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa”.
Hebreus 11: 8 e 11
Em resumo, estes relatos nos mostram que a fé que Abraão desenvolveu, não se baseou em milagres que ele viu acontecer, nem naquilo que disseram à ele sobre Deus, nem tampouco se baseou em coisas visíveis e palpáveis, contudo não era uma fé irracional, sem nenhuma base. Abraão creu no CARÁTER IMUTÁVEL DE DEUS.

c) A VERDADE DE DEUS NÃO MUDA

É muito comum ouvirmos que um determinado político, que hoje defende um partido e um candidato, daqui a dois anos ele está em outro partido e com outro candidato. Isso não é só no meio político não, as pessoas sempre afirmam coisas hoje, que amanhã estarão considerando erradas. Uma moça achou um rapaz e disse para ele: você é o homem da minha vida; se casou com ele e depois de quatro anos disse para ele: não sei onde eu estava com a cabeça quando me casei com você !!!!
Com Deus as coisas não são assim, pois toda a sua verdade registrada na Revelação Especial (Escrituras Sagradas), jamais passará (Lucas 21: 33), e se Deus diz que vai fazer algo, Ele o faz, e se diz que algo era pecado, continuará sempre sendo pecado, e jamais Deus se desmente, pois Deus não é como o homem.
“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”
Deuteronômio 23: 19.
Desta forma podemos estar seguros na palavra de Deus, pois ela é irrevogável e não voltará atrás. E tudo o que Ele diz nas escrituras acerca dos seus filhos certamente há de acontecer.
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.
João 17: 17.
“(...) seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de Deus permanece eternamente”.
Isaías 40: 8

d) OS CAMINHOS DE DEUS NÃO MUDAM

Deus continua a agir com os pecadores, exatamente como agiu com Adão e com todos depois dEle. Ele continua a salvar vidas, da mesma forma que salvava nos tempos do Velho Testamento, e nos tempos do Novo Testamento, em toda a história, ou seja, o caminho de Deus para o homem continua o mesmo: JESUS, O CRISTO!!!
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
João 14: 6

e) OS DECRETOS DE DEUS NÃO MUDAM

“Mas, se Ele resolveu alguma coisa, quem o pode dissuadir? O que Ele deseja isso fará. Pois Ele cumprirá o que está ordenado a meu respeito e muitas coisas como estas ainda tem consigo”.
Jó 23: 13 e 14
Estas palavras de Jó, são à respeito de seu grande sofrimento, mostrando uma atitude de humildade diante de Deus. Este homem teve na doutrina da Imutabilidade de Deus um alento para manter vivas as suas esperanças.
“Jurou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará. (...) Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; que, pois, a fará voltar atrás?”
Isaías 14: 24 e 27.
Os decretos de Deus tem uma relação estreita com o seu plano. Porque tudo aquilo que Deus desejou, Ele planejou, e tudo o que planejou Ele decretou para que viesse a acontecer. Desta forma seus decretos são o reflexo do seu plano infalível e irrevogável.
Se voltarmos a pensar na Independência de Deus, na sua Eternidade e na sua Imensidão, somos obrigados a dizer que os decretos de Deus são imutáveis pois Ele não pensa um segundo plano, Ele está realizando na nossa história tudo aquilo que Ele desejou fazer, antes que existisse tempo e espaço.
A IMUTABILIDADE DE DEUS pode ser observada de diversas formas, não poderemos abordar todas elas nesta pequena apostila, vou apenas deixar mais algumas referências sobre o assunto.

f) DEUS É IMUTÁVEL NOS SEUS ATRIBUTOS

e.1. Imutável em Seu amor: Jeremias 31: 3; João 13: 1
e.2. Imutável em Sua misericórdia: Salmo 100: 5; Isaías 54: 10
e.3  Imutável na doação de dons: Romanos 11: 29; Tiago 1: 17
Em resumo, a IMUTABILIDADE DE DEUS cria uma grande distinção entre a criatura e o criador, pois todas as criaturas de Deus estão sujeitas a mudanças, e o criador é quem efetua todas estas mudanças. Muitos de nós, antes de conhecermos à Deus, pensávamos diferentemente de hoje, alguns até blasfemavam contra o nome do Santo de Israel, e hoje mudamos. Esta mudança que aconteceu em nós, aconteceu porque Deus foi o seu agente. Ele operou em nós através do seu poder regenerador e nos mudou para melhor. E isso Ele está fazendo todos os dias, trazendo à luz pessoas entre todos os tipos existentes no mundo, os cultos e educados, os ricos, os iletrados, os pobres, os bandidos e malfeitores e gente sem nenhuma tendência à violência, todos aqueles em quem Deus colocar o seu Espirito serão mudados. Mas Ele mesmo não muda.
Por causa deste atributo Deus está livre de qualquer alteração, aumento, diminuição, crescimento ou decadência. É simplesmente impossível Deus mudar para a melhor ou para a pior, seus decretos não mudam, sua vontade é eterna, e sua verdade jamais passará. Por esta razão podemos confiar nEle inteiramente.


[1] Nesta altura dos acontecimentos o nome de Abraão era simplesmente Abrão, o que só foi mudado mais tarde. Contudo para efeito do nosso ensino neste tópico não iremos fazer tal distinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário, observação, pergunta... colabore com o crescimento de todos!