domingo, 9 de março de 2014

Atributos Intelectuais - Estudos em Teontologia - Atributos Comunicáveis - Aula 04/2014

No estudo passado, quando abordamos os ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS de Deus, enfatizamos a grande distinção existente entre Ele e as suas criaturas. A partir de agora,  observaremos um outro aspecto do ser de Deus, pois analisaremos os ATRIBUTOS COMUNICÁVEIS de Deus e, portanto, trabalhar com aquelas qualidades do ser divino que foram compartilhadas com a sua criatura humana e que compõem parte de um aspecto maior da nossa criação à imagem e semelhança dEle. 

Esses atributos, ainda que tenham sido compartilhados conosco, não fazem da criatura Deus. Eles apenas compõe a nossa natureza e nos habilitam a refletir Deus na Criação. Em Deus, eles se apresentam infinitos em intensidade, extensão e perfeição, em nós, são limitados e, por causa da condição do pecado, imperfeitos.

Seguiremos um padrão de estudos, dividindo estes atributos em três categorias, conforme propôs o Rev. Dr. Heber Carlos de Campos, em seu livro "O Ser de Deus". Isto facilita nossa abordagem e torna didática a nossa exposição. 

        Atributos Intelectuais: Conhecimento, Sabedoria e Verdade.
        Atributos Morais: Bondade, Santidade e Justiça.
        Atributos de Soberania: Vontade e Poder.



Atributos Intelectuais

Atributos intelectuais tratam especialmente da mente de Deus. Evidentemente, faremos uma abordagem um tanto superficial e incompleta. Mas, mesmo que centenas de aulas fossem gastas neste tema, ou em um único atributo, não seria possível esgotar uma investigação da mente de Deus por dois motivos: a mente de Deus é infinita e é impossível ao finito (nós e nossa mente) conter o infinito; em segundo lugar é porque mesmo que nos detenhamos na especulação a partir da revelação especial (as Escrituras) e nela investiguemos todas as páginas, parágrafos e palavras que apontem para estes atributos, ainda sim ela não diz tudo sobre a mente de Deus e o que diz, tem tão elevada profundidade e complexidade que ainda sim, terminariamos por não esgotá-la no que diz, pois é uma Palavra Viva.

O CONHECIMENTO DE DEUS

Por este atributo do ser divino, podemos afirmar que é, aquele atributo que o qualifica como o possuidor de todo o conhecimento, de si e de todas as coisas que criou. Não existe nada que Deus não conheça, nada lhe foge ao entendimento, até mesmo aquelas coisas que um cientista acabou de inventar Deus já conhecia, e já dominava mesmo antes de ser pensada pelo cientista.
Sem nenhum medo de errar, podemos afirmar: “Deus conhece todas as coisas”.
A NATUREZA DO CONHECIMENTO DE DEUS
É bastante diferente da natureza do nosso conhecimento. Sim, porque nós quando necessitamos conhecer algo, temos que vê-lo, tocá-lo, percebê-lo. Nós não temos a capacidade de conhecer aquilo que não nos foi apresentado, ou aquilo que ainda não existe, pois o nosso conhecimento se limita à nossa experiência.
No caso deste atributo em Deus, é diferente, Deus conhece tudo mas Ele não depende de nada para conhecer. Por exemplo: Ele não depende de que eu exista para Ele me conhecer, desde tempos eternos Deus me conhecia, e conhecia você também, e conhecia todas as coisas, e conhecia a si próprio (leia Romanos 8:29).
O ALCANCE DO CONHECIMENTO DE DEUS
O Conhecimento de Deus é perfeito no seu alcance, pois Ele conhece todas as coisas. Neste sentido tal conhecimento é também chamado de ONISCIÊNCIA, porque abrange tudo ao mesmo tempo.
Podemos afirmar que o conhecimento de Deus é infinito (leia Salmo 147:5). E não há lugar em que seu conhecimento não possa penetrar (Daniel 2:22), o homem se assusta com tal conhecimento e reconhece sua grandeza (Salmo 139: 1 à 6), nada consegue fugir ao seu alcance (Hebreus 4: 13), até mesmo os profundos sentimentos do coração humano ( 1 Samuel 16: 7; 1 Cronicas 28: 9).

“Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”.
Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.
Jeremias 17: 9 e 10

Este atributo de Deus é por demais especial para nós crentes presbiterianos. Pois irmãos, quando passamos a ter uma compreensão correta deste atributo e do seu alcance, percebemos que não podemos mais viver uma vida fingida diante de um Deus que tudo sabe.
Gostaria de incentivá-lo a ter uma vida de sinceridade, diante de todos, abandonando de uma vez por todas a mentira e o engano, pois estas coisas só nos tornam tolos. Pois que adianta agradar aos homens com nossas falsificações e mentiras e omissões, uma vez que diante de Deus nunca estamos ocultos !?
Os outros homens procuram se esquecer desta realidade, a de que Deus tudo conhece, e vivem como se pudessem omitir de todos os sentimentos que carregam consigo, no profundo da alma, eu repito, isso é uma tolice, é viver cegamente.

“Diante de Ti puseste as nossas iniquidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados”.
Salmo 90: 8

É preciso ressaltar, que Deus conhece todas as coisas, pois Ele é Onisciente, inclusive aquelas que ainda não existem. A Bíblia ressalta o conhecimento de Deus de forma grandiosa.

b) A SABEDORIA DE DEUS

Embora muitos confundam sabedoria com conhecimento, eles não são a mesma coisa. No conhecimento Deus revela seu entendimento sobre todas as coisas, e sobre si próprio, em sua sabedoria Deus revela sua perfeição em adaptar tudo para que todas as coisas que ocorrem, ocorram para a Sua própria glória. Isto se passa de tal forma, que em todas as coisas (mesmo naquilo que nós homens avaliamos como negativo) Deus é glorificado e Seu plano executado segundo a sua vontade.
Assim sendo poderíamos definir a sabedoria de Deus da seguinte forma: a sabedoria de Deus é o Seu atributo, por meio do qual, Ele aplica o seu conhecimento para obter aquilo que Ele próprio planejou, da melhor maneira possível, pelo melhor meio possível, para que seja glorificado.
A NATUREZA DA SABEDORIA DE DEUS
Semelhantemente ao conhecimento, a sabedoria de Deus é diferente da do homem. A sabedoria do homem, é adquirida conforme a sua vivência, conforme adquire conhecimento, conforme vai tendo experiências. Poderíamos então dizer que o homem não é sábio em sua essência[1] ( leia 1 Samuel 2: 3, Daniel 2: 20).
Contudo Deus não precisou viver muitos anos para adquirir sua sabedoria. Na verdade desde sempre Ele foi sábio. Sua sabedoria é algo essencial nEle, sem ela, Ele não seria Deus. Portanto podemos dizer que Deus é sábio eternamente.
Para nós faz muita diferença, quando entendemos que Deus é sábio de forma absoluta. Pois isto nos leva à uma atitude reverente diante de todas as circunstancias da vida.
Como por exemplo, nos casos extremos de morte em nossa família. Todos nós nos comovemos sentimentalmente, choramos, nos abatemos, e é claro nos entristecemos por demais. Ao poder refletir mais folgadamente sobre o acontecimento e refletir sobre a sabedoria de Deus e sua extensão, uma pergunta é necessária:
Se eu pudesse decidir nesta questão, eu seria mais sábio do que Deus em minha decisão? Seria mais sábio manter com vida, aquele que Deus sabiamente resolveu que morresse?
É evidente, que isto não elimina nossa tristeza, contudo sem dúvida alguma essa visão do atributo de SABEDORIA de Deus, não nos permite desesperar. E não somente nestes casos extremos, mas em todas as outras circunstâncias, desde aquelas mais simples como cortar um dedo descascando cebolas, até as mais complexas como um casamento ou uma cirurgia.

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis teus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Romanos 11: 33


c) A VERDADE DE DEUS

Este atributo de Deus pode ser entendido de duas formas:
Primeiro: Deus é a verdade no sentido de que Ele é o único Deus vivo e verdadeiro. Assim sendo, qualquer culto à outro Deus que não o Deus da Bíblia, é um culto à mentira, pois a verdade é que Deus é o único Deus.
Em segundo lugar podemos ver este atributo, pelo aspecto da ação de Deus. Vendo assim, podemos dizer que tudo aquilo que Deus disse é verdade. Esta visão está ligada às Escrituras, pois as promessas de Deus para o homem estão “todas”, contidas na Escritura. Por isso nós crentes presbiterianos damos tanta ênfase à Bíblia, pois cremos que ela é a verdade de Deus revelada ao homem, para a sua salvação e conduta.

“Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade”.
João 17: 17.

Este atributo de Deus é também descrito como sendo a fidelidade de Deus, ou a fidedignidade de Deus, que são aspectos de sua verdade. Deus é fiel àquilo que disse, porque o que disse é verdade, Deus é fidedigno, ou seja, podemos crer nEle porque o que diz é verdade.

Percebam que a verdade de Deus, não é uma conseqüência da sua ausência de mentiras. 
Deixe-me explicar melhor: Um homem é verdadeiro, e confiável quando vemos que ele não é um mentiroso e falso. Ou quando observamos que tudo o que ele diz procura cumprir.
No caso de Deus é diferente, Ele é verdadeiro em sua essência. Mesmo que Ele nunca fizesse uma única promessa, Ele seria verdadeiro. Ou mesmo que não existisse nada, para provar a sua fidelidade, Ele seria fiel. Deus é a própria verdade.
Pelo lado prático, conhecer este atributo muda a maneira de encararmos as Escrituras. Pois se elas são a verdade de Deus revelada, passam a ser uma regra de vida. O que tem faltado nas Igrejas de um modo geral é este posicionamento diante das Escrituras, ou seja, crer que o que a Escritura diz, há de se cumprir, todas as suas promessas, e todas as suas maldições, todo o plano de Deus para a salvação, e toda a descrição dos que serão lançados no lago de fogo e enxofre, todas as penalidades pela desobediência, como as bem aventuranças decorrentes da obediência, enfim a Bíblia não pode ser considerada somente como um livro de histórias morais importantes, ou mais uma boa filosofia de vida. A VONTADE DE DEUS REVELADA - A BÍBLIA: É A VERDADE, que reflete o carácter do Deus que a inspirou.

“Deus não é um homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”
Números 23: 19

Estão aqui expostos os atributos intelectuais de Deus, que são uma parte dos seus atributos comunicáveis. Insisto em dizer que Deus não é um ser divisível, pois é um só unitário e singular; contudo esta é uma divisão somente para efeito didático, não pense que Deus pode agir somente com sabedoria, mas sem verdade, isso não é possível. Todas as ações de Deus e todos os seus desejos são completamente sábios, completamente verdadeiros e todos são executados com perfeito entendimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça o seu comentário, observação, pergunta... colabore com o crescimento de todos!